sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Viver em Obséquio de Jesus Cristo

J.M. + J.T.

Olá, pessoal!

A Regra Primitiva dos Carmelitas diz que o objetivo dos eremitas no Monte Carmelo é viver "em obséquio de Jesus Cristo" (citando 2Cor 10,5). Mas o que significa viver em obséquio de Jesus Cristo?

Segundo o dicionário, obséquio significa favor, serviço. Viver em obséquio de Jesus significa fazer as obras que agradem a Ele, seguir os 
ensinamentos dele. Claro, isso depende da vocação de cada um. Os padres vivem em obséquio de Jesus Cristo administrando os Sacramentos e atendendo ao povo, os religiosos, consagrando sua vida em oração e trabalho apostólico, e assim por diante. E nós, membros da Juventude Carmelitana, como podemos viver em obséquio de Jesus Cristo? 

Em primeiro lugar, para entender o que Deus espera de nós, precisamos ler e meditar sobre os Evangelhos, onde os ensinamentos de Jesus aparecem mais diretamente. Existem alguns textos-chave, como as Bem-Aventuranças (Mt 5,1-12), ou o Discurso Apostólico de Jesus (Mt 10,1-42), que se adaptam facilmente a nós. Além do Evangelho, temos também o exemplo de nossos santos: Santa Teresa, São João da Cruz, Santa Teresinha, ou qualquer santo de nossa devoção: conhecendo a vida deles, podemos seguir seus passos, e certamente não nos perderemos.

Comecemos então como Santa Teresinha: nas pequenas coisas. Sendo firmes na oração diária (mais importante do que a quantidade de orações que rezamos por dia, é ter o hábito de rezar diariamente), praticando a caridade com os que necessitam de nós, sendo pacientes e aceitando os que são diferentes de nós. Coisas simples, que podemos praticar facilmente, só precisamos tornar isso um hábito. À medida que essas virtudes forem brotando em nossas vidas, certamente Deus nos pedirá tarefas maiores. Lembremos que Ele mesmo disse que "quem é fiel no pouco, o será também no muito" (Lc 16,10).

Deixo então esse convite a refletirmos sobre o que significa para cada um de nós viver em obséquio de Jesus Cristo, e como podemos alcançar isso. Que o Espírito Santo nos ilumine nessa caminhada.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: