segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Advento

J.M. + J.T.

Olá, pessoal!

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas a quem acompanha nosso blog regularmente. Vocês devem ter percebido que ficamos alguns dias sem postar, mas acredito que todos entendam como é essa rotina de final de ano: provas finais, correria, etc. Mas felizmente tivemos uma folga, e aos poucos vamos voltar ao funcionamento normal do blog. :)

Ontem iniciamos o tempo do Advento, que inicia o Ano Litúrgico de 2009. Esse fato é significativo, pois a liturgia inicia exatamente com o nascimento de Jesus, ou melhor, com a espera pelo nascimento.

Como todos devem saber, o Advento é um tempo de preparação para o Natal. Durante ele, a liturgia nos propõe que nos coloquemos na posição do povo de Israel, que estava aguardando o Menino prometido há muito tempo. As leituras, salmos e evangelhos terão como foco principal o projeto de Salvação de Deus, que passava pela vinda do Seu próprio filho. Como símbolo desse tempo, usa-se nas Igrejas a Coroa com as 4 velas, simbolizando os 4 domingos de espera pelo Natal.

Gostaria de citar um breve trecho da 1ª leitura da Missa de ontem, no qual o profeta Isaísas comenta sobre essa vinda:

"Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti.
Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam." (Is 63,19b; 64,2b-3)

Ao longo da história do Povo de Israel, Deus se manifesta de diversas formas. Às vezes as pessoas seguem seus ensimantos, mas depois de um tempo acabam deixando-O de lado e adorando falsos ídolos. Novamente, Deus torna a falar, e a história se repete. O profeta Isaías se mostra de certa forma surpreso com a insistência de Deus, pois ele achava que Deus poderia se cansar e virar as costas para nós. Mas isso não acontece! Pelo contrário, cansado de não ser ouvido, Deus resolve vir ao nosso encontro, e falar diretamente, "andando conosco no Cristo, falando conosco por Ele", como diz uma das Orações Eucarísticas.

A mensagem que podemos tirar disso para esse Advento é que Deus não se cansa de nós, jamais! Nós, sim, cansamos de nós mesmos. Muitas vezes acabamos desanimando e desistimos de buscar o que queremos. Acabamos nos acomodando, e pensamos que nunca conseguiremos ser santos. Mas Deus nunca desiste de se comunicar conosco! E mais: quanto mais o tempo passa, mais direta é a forma com que Ele se comunica conosco.

Que nesse Advento possamos deixar nosso coração aberto às formas com Deus se comunica conosco, e que ouvindo Sua voz, tenhamos coragem de fazer a Sua vontade.


Um grande abraço, e um santo Advento a todos!

3 comentários:

Jéssica - Ctba disse...

Gente..cade as atualizações disso???

Krika disse...

Gente.. cade as atualizações disso??? [2]

Luis Ricardo Tusnski disse...

É uma boa pergunta. Se alguém tiver interesse em assumir o blog, pode falar comigo (lrtusnski@gmail.com) que ainda tenho as senhas de acesso.

Estou impossibilitado de assumir essa tarefa. Além do mais, é o tipo de atividade que deveria pertencer a quem ainda está participando ativamente da Jucar.

Abraços!