
Olá, pessoal!
Amanhã iniciamos o mês de Setembro, que é dedicado na Liturgia da Igreja à Sagrada Escritura. Todos sabemos da importância da Palavra de Deus, mas na verdade poucos de nós têm o costume de ler e meditar freqüentemente sobre ela.
A Bíblia é uma das formas com que Deus se comunica diretamente conosco. Através dela, temos a oportunidade de saber como foi a vida das pessoas que construíram a base da nossa fé: os profetas, os Apóstolos, os primeiros cristãos, e claro, o próprio Filho de Deus, mas mais do que isso, ela nos comunica as virtudes que essas pessoas tiveram. Quando lemos algum trecho do Evangelho, por exemplo, não é apenas uma história de alguém importante que lemos por curiosidade, mas é o próprio Jesus que fala conosco, transmitindo a nós os mesmos ensinamentos que transmitiu aos Apóstolos e ao povo. Por isso se costuma dizer que a Bíblia é sempre atual, ela nunca fica ultrapassada.
Os santos do Carmelo nos ensinam a amar a Sagrada Escritura. Santa Teresa a usava nas orações, principalmente no início de sua caminhada espiritual. São João da Cruz faz inúmeras referências bíblicas em seus escritos. Santa Teresinha não conhecia a Bíblia inteira, mas apenas alguns trechos que sua irmã lhe escrevia por carta, mas tinha um amor muito grande a esses fragmentos. Esses são apenas alguns exemplos. Todos os santos seguiram no caminho da santidade através da Sagrada Escritura.
Mas para ler a Bíblia não podemos ler apenas como curiosidade, como quem lê um livro de romance ou uma revista semanal. É preciso ler a Bíblia sob o olhar da vida, e ler a vida sob o olhar da Bíblia, como diz um autor de espiritualidade. O método para leitura da Bíblia se chama Lectio Divina, ou Leitura Orante da Bíblia. Quem desejar conhecer esse método, pode encontrá-lo facilmente na internet (www.oracaocentrante.org, por exemplo).
Em outra oportunidade falaremos mais sobre a Lectio Divina. Encerramos por aqui, deixando esse convite para que nos aproximemos mais da Sagrada Escritura, usando ela como alicerce para nossa vida espiritual.
Um grande abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário