
Olá, pessoal!
Hoje é sábado, dia dedicado especialmente à Nossa Senhora e, por isso, tentaremos sempre escrever aqui algo relacionado à espiritualidade mariana nesse dia!
O tema que escolhi para hoje segue a linha do texto postado pelo Luis Ricardo ontem: o silêncio de Maria.
A Virgem Maria é nosso modelo de silêncio e de doação a Deus. Acolhe a Vontade de Deus em sua vida e dá o Sim que muda a humanidade para sempre. Aparece em poucos momentos da vida do Cristo narrada nos Evangelhos e se cala quando Jesus deve anunciar a Boa-Nova. Em uma das poucas vezes que Maria abre a boca para falar algo no Evangelho, ela canta:
"Minha alma engrandece o Senhor
e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humildade de sua serva.
porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita
O Poderoso fez em mim maravilhas
Santo é o seu nome!"
Como primeira discípula, sabe acolher os ensinamentos de seu Filho, seguindo-o até a morte na Cruz. E também no silêncio sofre ao ver pregado, injustamente, Aquele que mais ama. Depois da Ressurreição, reunida com os Apóstolos, assiste ao nascimento da Igreja, deixando o seu testemunho de Mãe do Salvador.
Os Carmelitas, desde seus primórdios, buscaram em seu silêncio um caminho para chegar ao Pai e foram a primeira ordem religiosa na Igreja dedicada à devoção da Virgem Santíssima, sob o nome de Nossa Senhora do Carmo. O Sinal dessa devoção se dá, principalmente, pelo uso do escapulário, aquele paninho marrom (pois é, tem gente que acha que o escapulário em si é a cordinha ou a imagem, mas não é não!) que colocamos junto ao peito, lembrando o espírito de serviço, já que o escapulário era um antigo avental dos frades. Mas nem vou me alongar muito sobre este assunto aqui, porque sobre o escapulário escreveremos em outra ocasião. ;)
Para concluir, deixo uma pergunta e uma frase para meditar e, quem quiser, comentar:
Temos que ser mais como Nossa Senhora em nossas vidas... Como podemos fazer isso?
---
"Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para vos falar com Deus?" - Santa Teresinha do Menino Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário