terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dia de Santa Teresa de Jesus!!!

J.M.+J.T.

Olá a todos!

Hoje é dia de nossa Santa Madre Teresa de Jesus! Transcrevo hoje um trecho de seu livro "Caminho de Perfeição". Hoje, que é também dia dos professores, lembramos essa grande mestra espiritual, que soube, através de seu testemunho e de seus escritos, educar seus filhos e filhas no Carmelo.

"Ensinai-nos, nosso bom Mestre, algum remédio para vivermos sem grande sobressalto em guerra tão perigosa. O único remédio que podemos ter foi-nos dado por Sua Majestade. É andar com amor e temor. O amor nos fará apressar o passo; o temor nos fará olhar cuidadosamente onde pomos os pés, para não cair em caminho tão cheio de tropeços como é o desta vida. Com isto certamente não seremos enganadas.

Perguntar-me-eis: como conhecer se possuímos estas duas virtudes tão imensas? E tendes razão, porque sinal absolutamente certo e positivo não há. Se tivéssemos certeza de possuir o amor de Deus, também a teríamos de estar em sua graça. Mas vede, há sinais que até os cegos enxergam. Não são enigmas. Fazem muito ruído, bradam, ouvem-se até sem querer. Destacam-se pelo fato de não serem tão numerosos os que os possuem com perfeição. Amor e temor de Deus! É dizer pouco? São dois castelos fortes de onde se faz guerra ao mundo e aos demônios.

Aqueles que deveras amam a Deus, amam tudo o que é bom, querem tudo o que é bom, favorecem tudo o que é bom, louvam tudo o que é bom. Com os bons sempre se unem, ajudando-os e defendendo-os. Não prezam senão a verdade e o que é digno de ser amado. Pensais que as almas verdadeiramente enamoradas de Deus possam amar as vaidades da terra, riquezas, deleites mundanos? Ou que tenham contendas e invejas? Não, é impossível! E o único motivo é porque não pretendem outra coisa senão contentar o Amado. Andam morrendo de desejo de que ele as ame. Vivem a buscar meios de lhe serem mais agradáveis e de mais o amarem. Poderá esse amor se esconder? Jamais! O amor de Deus, se deveras é amor, não pode ocultar-se! Se quereis a prova, olhai um São Paulo, uma Santa Madalena, desde o primeiro instante. E era evidente, manifesto o amor! O amor tem esta particularidade: admite graus, há mais e menos. Se é pouco, aparece pouco. Se é muito, muito. Mas - pouco ou muito - o amor de Deus, onde existe, sempre se revela.

Assim, tanto quanto puderdes sem ofensa de Deus, procurai ser afáveis. portai-vos de tal sorte com todas as pessoas que vos cercam, que amem vossa conversação, desejem vosso modo de viver e tratar e não se atemorizem e amedrontem de praticar a virtude."

Ó Deus, que pelo Teu Espírito
fizeste surgir Santa Teresa para recordar a Igreja o Caminho de Perfeição,
dá-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste
e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho,
Na unidade do Espírito Santo. Amém.
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!
Beijos a todos e um bom dia de Santa Teresa!

Nenhum comentário: