sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Meditar dia e noite na Lei do Senhor

J.M. + J.T.

Olá!

A Regra do Carmelo, em seu parágrafo 8, tem a grande norma de vida para os carmelitas:

"Permaneça cada um em sua cela ou em sua vizinhança, meditando dia e noite na lei do Senhor, a não ser que deva ocupar-se com outros afazeres justificados".

Os primeiros eremitas, e depois os frades e monjas carmelitas e carmelitas descalços, tinham uma estrutura de vida que facilitava a esse objetivo: momentos de oração litúrgica ao longo do dia, leitura espiritual, etc. Mas Santa Teresa, ao fundar o Carmelo Descalço, percebeu que meditar dia e noite na lei do senhor não significa apenas se dedicar à oração: fazemos isso quando praticamos obras de caridade, quando exercemos a caridade fraterna com nossos irmãos, quando conseguimos conviver bem com os que estão ao nosso redor, etc.

Para nós, leigos, e geralmente muito atarefados, fica difícil nos dedicar a grandes momentos de oração, mas essas virtudes são facilmente postas em prática. Sempre há pessoas necessitadas à nossa volta a quem podemos ajudar, pessoalmente ou através de grupos e entidades assistenciais, seja espiritual ou materialmente. Também em nossos grupos de convívio podemos colocar em prática a caridade fraterna, aceitando as diferenças e perdoando as falhas dos outros (o que, em algumas circunstâncias, exige uma grande paciência). Além disso, precisamos nos lembrar da presença de Deus durante o nosso dia, mesmo que rapidamente: indo para a aula, para o trabalho, caminhando na rua, sempre podemos perceber que Deus está conosco, e isso é um ato de oração muito valioso. Lembramos aqui de Santa Teresinha, que dizia que a oração é um simples olhar voltando para o céu, cheio de amor e gratidão com o Criador.

Segundo o Pe. João Mohana, podemos exercitar a presença de Deus preparando adequadamente o nosso ambiente. Por exemplo, podemos colocar um crucifixo próximo ao nosso local de estudos. Quando vamos estudar, um simples olhar ao crucifixo nos traz a memória de Cristo, e isso é muito importante. Também existem outras práticas, como fazer uma breve oração antes e depois das refeições, ou pedir que Deus nos acompanhe em nosso trabalho ou estudo, etc.

Claro que essas dicas servem pra complementar a vida de oração, e não substituir. O mais importante de tudo é a freqüência à Santa Missa e a dedicação a momentos de oração íntima com Deus: "... estando muitas vezes a sós com aquele que sabemos que nos ama" (Santa Teresa, Livro da Vida).

Que os Santos Padres nos ajudem a assimilar em nossas vidas os valores do Carmelo, e que com eles possamos seguir firmes no caminho da santidade.


Um grande abraço!

Nenhum comentário: