sábado, 18 de outubro de 2008

Luis e Zélia Martin

J.M+J.T


Queridos amigos!

O Carmelo está em festa!
Já no primeiro dia do mês missionário celebramos com alegria de Santa Teresinha. Passando duas semanas, recordamos a festa de Santa Teresa de Jesus, nossa mestra. E nesse final de semana, de modo especial, temos mais um motivo para celebrar: a beatificação dos pais de Santa Teresinha: Luis e Zélia Martin.

Antes de se conhecerem, Luis e Zélia aspiravam à vida religiosa. Luis quis entrar na cartuxa, mas o fato de não saber latim o impediu de seguir como monge. Já Zélia foi impedida de ser religiosa pela superiora de um convento que concluiu que a jovem não era chamada a essa vocação.

Ele, buscando ainda entrar na vida religiosa, tentou aprender latim, mas encontrou muitas dificuldades, trocando as aulas de língua pelo ofício de relojoeiro, assumindo mais tarde a relojoaria de seus pais. Ela, talvez um pouco mais conformada, dedicou-se a aprender a arte de fazer rendas, arriscando-se a abrir, aos 22 anos, uma loja com sua irmã. O encontro entre os dois deu-se quando atravessaram uma ponte em Alençon, sendo esse o dia em que mudou a vida do casal, que três meses depois, em 13 de Julho de 1858, se uniu pelos laços do matrimônio

“O bom Deus me deu um pai e uma mãe mais dignos do céu que da terra”. Essas palavras de Santa Teresinha mostram o reconhecimento e o carinho que tinha por seus pais, que sempre foram um exemplo a suas filhas.

Em 1944 foram reconhecidas as virtudes heróicas do casal. Já em 2003 foi assinada a ata da abertura oficial do processo de reconhecimento da cura do menino Pietro de Monza, que nasceu com problema nos pulmões, respirando apenas artificialmente. Por sugestão de um religioso carmelita, os pais da criança fizeram uma novena a Luis e Zélia Martin, alcançando a graça da cura do menino, reconhecida como humanamente inexplicável.

Hoje, 19 de Outubro, o casal será beatificado em Lisieux, na França, sendo o segundo casal a ser beatificado pela Igreja.

Que possamos confiar nossas orações a esse casal que nos mostrou com a vida que é possível buscarmos a santidade no seio de nossa família. E que sigamos esse exemplo!

Nenhum comentário: