segunda-feira, 13 de outubro de 2008

As Obras de Santa Teresa

J.M. + J.T.

Olá, pessoal!

Santa Teresa nos deixou um grande tesouro espiritual nos seus livros e cartas, conforme comentamos brevemente ontem. Hoje vamos analisar um pouco desses escritos, mas sem a pretensão de resumir a espiritualidade dessa grande santa a algumas linhas. Apenas vamos tentar destacar alguns pontos importantes.

O primeiro livro escrito por ela se chama Livro da Vida. Como o título sugere, é a sua autobiografia, escrita ao longo de alguns anos, e encerrada após a fundação do primeiro mosteiro Descalço. Teresa fala sobre sua infância e relacionamento com os irmãos, sua entrada no Carmelo, sua luta pela conversão, e vai até a fundação do Convento São José, em Ávila. Mas Teresa não se resume a contar sua vida. Em determinado momento ela abre um parênteses para falar "algumas coisas de oração", e lá se vai metade do livro! Ela faz uma bela analogia da alma com um jardim, que devemos enfeitar com as flores das virtudes, onde o Senhor vem passear. A mensagem é que no início a vida de oração é dura, cheia de dificuldades, mas precisamos enfrentá-las se quisermos ir adiante.

Outro livro importante é o Caminho de Perfeição, escrito na forma de conselhos às irmãs que ingressassem nos mosteiros fundados por ela, a pedido das próprias irmãs. Ela fala sobre três virtudes essenciais para quem deseja seguir a Cristo: a humildade, o desapego e a caridade fraterna. Alem disso, ela mostra um amadurecimento espiritual muito grande em relação ao Livro da Vida. Nesse livro, a Santa Madre também comenta mais profundamente sobre os graus mais elevados de oração: oração de recolhimento, oração de quietude, etc. Em outra oportunidade vamos comentar mais sobre esses graus de oração. Sabendo que não seria bem aceito o fato de uma mulher escrever sobre temas espirituais, Santa Teresa disfarça esses graus de oração em um comentário sobre o Pai Nosso, o que toma toda a segunda metade do Caminho de Perfeição.

Mas certamente o livro mais importante de Santa Teresa é o Castelo Interior. Nele, Teresa compara a alma a um castelo, que possui um grande tesouro em seu interior. Para chegar à sala onde o tesouro se encontra, é necessário atravessar sete moradas, ou aposentos. Cada uma dessas moradas corresponde a um estágio na vida espiritual. O tesouro é a presença de Deus em cada um de nós. À medida que avançamos, são encontrados novos desafios, novas dificuldades, e novos sinais da graça de Deus. Mas as moradas não são estágios padrão, que todos passamos da mesma forma: cada um de nós tem uma forma de seguir a Deus, e Deus se revela de formas diferentes a cada um. A grande mensagem desse livro é que a oração é um caminho pessoal, íntimo, em busca de um tesouro que todos trazemos dentro de nós desde que nascemos.

Além desses livros, existe um muito importante, o Livro das Fundações, onde ela narra em detalhes as fundações dos Mosteiros Carmelitas Descalços. Mas esse assunto fica para amanhã. Santa Teresa também escreveu outros escritos menores, algumas poesias, e muitas cartas, das quais existem até hoje cerca de 470.

Gostaria de deixar aqui um convite a todos para que leiam as obras de Santa Teresa. Nós, católicos, temos um costume ruim de aceitar as explicações que nos são dadas como se fossem verdades universais. Os livros de Santa Teresa são tão profundos, e ao mesmo tempo tão pessoais, que cada um que os lê tem uma experiência própria, como se a Santa falasse pessoalmente a cada um de nós através deles.


Santa Madre Teresa de Jesus,
que conheceste profundamente os tesouros da vida espiritual,

e guiaste a todos que te procuraram nesse caminho;
ainda hoje continuas a nos guiar através de teus livros.

Por isso te pedimos confiantes

que sejamos fiéis ao caminho da oração,
sem desanimar nas dificuldades,
e possamos encontrar o tesouro do Amor de Deus
que se encontra em cada um de nós.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!



Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: