domingo, 12 de outubro de 2008

A Vida de Santa Teresa de Jesus

JM + JT

Olá, pessoal!

No próximo dia 15 celebramos uma das datas mais importantes para os Carmelitas: a Solenidade de Santa Teresa de Jesus. Tal como fizemos com Santa Teresinha, vamos fazer uma breve reflexão sobre a vida e a obra dessa grande Santa. Hoje eu vou comentar um pouco sobre a vida dela, amanhã falaremos sobre a espiritualidade, e na terça será a vez de comentarmos sobre as fundações dos Carmelos, pelas quais ela tanto batalhou.

Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu na Espanha, na cidade de Ávila, no ano de 1515. Tinha muitos irmãos, e sua educação sempre foi muito sólida nas virtudes cristãs. Desde criança gostava de brincar de monja com seus irmãos, sendo que para isso inclusive construíam pequenos oratórios e monastérios. Certa vez ela fugiu com Rodrigo, um irmão mais velho, com o desejo de ser martizada pelos mouros, pois ouviu dizer que os mártires têm lugar garantido no céu. Graças a um tio, que os encontrou logo na saída de Ávila, esse projeto não foi levado adiante.

Aos vinte anos, Teresa ingressa para o Mosteiro Carmelita da Encarnação. Como era de costume na época, sua vida era muito apegada às criaturas, conversas sem propósito, aos amigos e à família. Percebendo que esse não era o centro da vida religiosa, Teresa se esforça para melhorar, sem nunca obter sucesso. Após cerca de vinte anos de luta contra si mesma, dois fatos levam à sua conversão: a leitura de As Confissões, de Santo Agostinho, e uma visão de uma imagem de Cristo chagado, diante da qual Teresa se ajoelha e jura que só se levantará quando estiver convertida.

Daí em diante, ela deixa de lado tudo aquilo que considera superficial, dedicando-se totalmente à oração. Percebendo que o mosteiro onde vivia era grande demais, e por isso facilitava as distrações, Teresa sente a necessidade de fundar um novo convento. Assim, em 1562, Teresa funda o Convento São José, junto com poucas irmãs que lhe acompanham, quando passa a se chamar Teresa de Jesus. Nascia assim a Ordem dos Carmelitas Descalços.

Muitas pessoas, inclusive muitos frades e monjas, não entenderam a sua obra, e por isso Teresa passou por muitas perseguições e dificuldades. Mas com o tempo as coisas se esclareceram, e ela conseguiu também a autorização para fundar um convento de frades carmelitas descalços, o que aconteceu em 1567.

Ao longo de sua vida, Teresa escreveu muitos livros, que são até hoje um grande tesouro da literatura espiritual. Além dos livros, também ficaram conservadas muitas de suas cartas, nas quais podemos aprender muito sobre a vida quotidiana dos mosteiros, e também muitos conselhos sobre dificuldades diversas encontradas pelas suas irmãs.

Teresa faleceu em 1582, em um convento fundado por ela. Ainda em vida era reconhecida como santa, e foi canonizada cerca de 40 anos após sua morte. Sua herança espiritual é tão importante para a Igreja que em 1970 o Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de Doutora da Igreja.

Gostaria de encerrar deixando aqui uma breve oração, pedindo a Deus a graça de seguirmos fiéis o caminho traçado por Santa Teresa:

Santa Madre Teresa de Jesus,
que soubeste dar gosto a todos quando vivias no mundo,
sendo por isso muito querida de quantos te conheceram,

agora que vives no céu vais querer favorecer-nos com maior razão.
Por isso te pedimos confiantes
que saibamos aproveitar a tua doutrina,
para desejar os bens celestiais
e desprezar o que nos pode apartar do bem,
vivendo como tu viveste,
purificados pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!



Um grande abraço a todos!

Um comentário:

Wilson disse...

Olá Ricardo, tudo bem?
Já estive em alguns encontros da juventude carmelitana aí no sul. Gostaria muito de que tivessemos esse movimento aqui no sudeste, mas ainda não aconteceu.
Fiquei feliz com o blog de voces. Parabéns, está muito bem feito.
Gostaria de saber se voces teriam algum artigo sobre santa Teresinha e a juventude para publicarmos na primeira revista do ano, Mensageiro de Santa Teresinha, da província do sudeste.
Por favor, peço retorno o mais breve possível.
Meu email é tchelowil@hotmail.com ou então wilgon06@gmail.com.
Meu nome é frei Wilson Gomes e fui colega de noviciado e filosofia do ex frei Harlei.
Um forte abraço a voce e a todos desta província.