sexta-feira, 12 de setembro de 2008

12 de Setembro - Beata Maria de Jesus

J.M.+J.T.

Olá a todos!!!

Hoje, para quem não sabe, celebramos em nossa Ordem Carmelita a memória da Beata Maria de Jesus! Você sabe quem ela foi e o que ela fez?

Maria de Jesus nasceu como Maria Lopes Rivas em uma cidadezinha chamada Tartanedo, na Espanha, em 1560. Se você fez bem as contas e sabe alguma coisinha da história da Ordem do Carmelo, deve ter se dado conta que ela teve a graça de conviver com Santa Teresa! Pois sim! Não somente conviveu, como a Santa Madre gostava muito dela e confiava muito nessa santa alma. Dizem que a chamava com carinho de seu "letradillo", que em espanhol, quer dizer algo como "letradazinha", por causa de sua inteligência.

No Carmelo, Maria de Jesus foi enfermeira, sacristã, mestra de noviças e priora. Como priora, foi acusada e caluniada; deposta de seu cargo, agüentou as penas com grande caridade, humildade e paciência.

Faleceu com fama de santidade em 13 de setembro de 1640 e foi beatificada pelo Papa Paulo VI em 1976.

Era muito devota do Sagrado Coração de Jesus e sua espiritualidade está muito marcada pela participação efetiva dos mistérios de Cristo propostos pela sagrada liturgia. Por isso, ela pode ser um exemplo para nós jovens, que, às vezes nos sentimos desanimados a irmos na Missa e participarmos dela... Ou às vezes não rola uma preguiça? Se não, que bom! Mas se sim, lembremos que é ali que Deus se dá de todo a nós, pelo Cristo Eucarístico. Tantas vezes assistimos à Missa e não celebramos, não é? Peçamos a intercessão da Beata Maria de Jesus para que mais vezes possamos celebrar os Mistérios de Deus como deveríamos!

Beijos a todos e até a próxima!

Nenhum comentário: