terça-feira, 2 de setembro de 2008

Definitório Extraordinário

J.M. + J.T.

Olá, pessoal!

Todos sabem que a Ordem dos Carmelitas é governada (coordenada seria a palavra mais adequada) pelo Padre Geral, ou Prepósito Geral. Mas além dele, existem 8 Definidores, que, de maneira semelhante aos conselheiros da Jucar, ajudam o Prepósito Geral em suas tarefas. Em algumas ocasiões, acontecem reuniões chamadas de Definitórios, onde se reúnem o Prepósito Geral, os Definidores e os Delegados Provinciais do mundo todo.

Tá, e daí? E daí que entre os dias 10 e 19 de Setembro acontecerá um Definitório Extraordinário em Madagascar. Coincidentemente, no mesmo mês em que acontece a reunião do Conselho da Juventude Carmelitana, em Porto Alegre. Mas sobre o Conselho da Jucar falaremos em outra oportunidade.

Nesse Definitório em Madagascar, está sendo preparado o Capítulo Geral de 2009, quando acontecerá a eleição de um novo Prepósito Geral. Além disso, está sendo finalizado um documento de estudos para o Capítulo Geral, chamado "Para Vos Nací...", trecho extraído de uma poesia de Santa Teresa. Entre outros temas, o documento inicia os preparativos para os 500 anos de nascimento de nossa Santa Madre, e propõe um plano de estudos de suas obras, sob a ótica do mundo e da cultura atuais.

Como Juventude Carmelitana, participamos do Carisma do Carmelo, e por isso precisamos nos unir em oração a esse Definitório. Peçamos a Deus que ilumine os Definidores e Delegados Provinciais, para que as comemorações dos 500 anos de Santa Teresa nos animem a viver profundamente unidos a Deus.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: