sábado, 27 de setembro de 2008

A Virgem Maria e o Abandono a Deus

J.M. + J.T.

Olá pessoal!


Ontem comentamos aqui no blog sobre a solidão. E como nas outras virtudes, a Mãe de Deus serve de exemplo e caminho seguro.

Em Nossa Senhora, contemplamos a perfeição da solidão, não no sentido de afastamento das pessoas, mas o abandono nas mãos de Deus. Isso se torna claro já no momento da Anunciação, em que Maria deixa de lado seus próprios planos e desejos, para entregar-se ao projeto de Deus: "Faça-se em mim segundo a Tua vontade" (Lc 1,38). Também podemos citar aqui o episódio em que Jesus se perde no Templo: o Evangelho diz que Maria "guardava todas essas coisas em seu coração" (Lc 2,51), ou seja, ela era uma pessoa com profunda vida interior, que ao invés de se assustar diante dos problemas, os entrega nas mãos de Deus. Somente uma pessoa profundamente unida a Deus é capaz de tal grau de confiança.

Mas um outro episódio importante em nossa reflexão é o da crucificação de Jesus. O Evangelho diz que Maria permanecia em pé junto da cruz (Jo 19,25). Essa expressão "em pé" significa que ela não caiu em desespero, mas soube suportar a dor de mãe reconhecendo ali a concretização do projeto de Deus. Essa é a grande solidão de Maria: ela se despoja tanto de si mesma, que ao longo de toda a sua vida deixou de lado seus projetos, seus sentimentos, suas dores, para que a vontade do Pai fosse realizada.

Também precisamos lembrar que, ao longo da história, a presença de Maria na Igreja sempre foi importante, mas ela nunca chamou a atenção para si. Veja-se, por exemplo, as aparições de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja: ela nunca acrescenta nada à mensagem de Deus, mas sempre apela para que as pessoas ouçam as palavras de seu Filho e se agarrem à oração.

Enfim, Maria foi uma pessoa que viveu profundamente unida a Deus, tal como São Paulo: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim" (Gal 2,20). Que o exemplo dela nos anime a abandonar nossa vida nas mãos de Deus, aceitando Sua vontade sempre acima de tudo.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: