quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Unidos, mas diferentes!

J.M. + J.T.

Analisando algumas diferenças entre as cidades que compõem nossa Juventude Carmelitana, peço licença para partilhar com vocês um fato ocorrido esse final de semana.

Tudo começou com uma expressão engraçada!
Havia um trio passeando pelas ruas de Porto Alegre. Um trio de cidades diferentes. Ela, "manézinha da ilha". Ele, gaúcho (e colorado) roxo! E eu, da tal cidade fria e fechada.
Cada um representando um estado do sul do país.
Ela, com um certo chiado ao pronunciar aquelas palavras arrastadas e cantadas. Ele, com a voz forte e o erre enroscado. Já eu, um misto dos dois, com uma diferença: meu erre sempre sai puxado, parecendo um pouco "torrrrrto" ao ser pronunciado.

Mas pode ser que essas diferenças nem tenham sido tão notadas pelos meus dois companheiros de passeios pela capital gaúcha, pois apenas uma expressão causou discussão (e uma longa discussão) pelas ruas da cidade.
"Por qual rua vamos?". "Vamos pegar a ‘geral’", responde minha cara colega vinda da ilha. "Geral???". Mas o que vem a ser essa tal "geral"?, eu pensei. "Ah, sim! A ‘principal’", você quer dizer", respondo eu com ar de quem estava quase entendendo. Porém, de imediato, sou questionada sobre o que é uma rua "principal". "Bom, é a ‘rápida’, entendem?", respondo eu querendo colocar um fim na questão. "Mas lá na minha cidade a ‘rápida’ pode ser devagar, então não tem sentido ser chamada de ‘rápida’, mas sim de ‘geral’". "Mas o que vocês querem dizer com ‘geral’?"...

E assim, caminhando pela cidade fria e quente, com suas subidas e descidas, discutíamos atentos sobre qual nome dar à rua "principal", a "rápida", a "geral", resultando em boas risadas e partilha daquela vinda de Florianópolis, do colorado de Rio Grande e da tagarela de Curitiba.
Pronto, um assunto para o blog.

Nenhum comentário: