sábado, 6 de setembro de 2008

Maria, em obséquio de seu Filho!

J.M.+J.T.

Olá!!!

Hoje, como é sábado, convido novamente a todos a olharmos mais de perto para Nossa Mãezinha! Ela que nunca esqueceu de nós, carmelitas, hoje deve ser lembrada por todos de modo de especial.

Como Mãe do Cristo, ensinou seus primeiros passos - vocês já imaginaram o Menino Jesus bem pequeno, agarrado às mãos de Maria, tentando andar sozinho? Porém, quando chegou o momento apropriado, foi ela mesma que deu o primeiro passo: "Fazei tudo que ele vos disser", foi o que ela disse nas Bodas de Caná [Jo. 2, 5]
De fato, deve ter sido confuso - pelo menos aos olhos humanos - como uma jovem seria mãe do Salvador... Um projeto de vida e um casamento quase deixado para trás, para, de uma hora para outra, dar um Sim a Deus. O que ela fez, na sua humildade, foi seguir os passos do seu Amado Filho, sendo sua primeira e predileta discípula, até a Cruz. A Virgem Imaculada, portanto, é nosso modelo de desapego, de humildade e de caridade - e não são essas também as virtudes que Santa Teresa nos lembra no "Caminho de Perfeição"? Quem vive essas virtudes, vive em "obséquio de Jesus Cristo", como já foi colocado aqui no blog ontem.

Uma vez disseram a Jesus que sua família desejava vê-lo, em meio à multidão, mas não conseguia chegar perto. O que Jesus respondeu? "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática." [Lc. 8, 21] Não quer dizer, obviamente, que Cristo menosprezava a própria mãe, longe disso; o que ele queria dizer é que aqueles discípulos que estavam ouvindo suas pregações e nós que ouvimos e praticamos o Evangelho hoje, somos tão da família d'Ele quanto era a Virgem.

E nós jovens carmelitas: como estamos colocando em prática a Palavra de Deus? Estamos sendo da "família" de Jesus?

Beijos e até mais!

Nenhum comentário: