terça-feira, 30 de setembro de 2008

Santa Teresinha e sua Espiritualidade

J.M.+J.T.

Olá a todos!!!

É com alegria que escrevo neste terceiro dia do tríduo em comemoração a Santa Teresinha do Menino Jesus!

Hoje é dia 30 de setembro, dia em que comemoramos a festa de São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia. Por isso, em setembro lembramos na Igreja a Palavra de Deus de modo mais especial. E hoje também lembramos o dia em que Teresinha faleceu, naquele ano de 1897. Apesar disso, sua festa será amanhã, iniciando o mês das Missões - juntamente com São Francisco Xavier, Santa Teresinha é considerada padroeira das Missões, mesmo tendo vivido boa parte de sua vida na clausura do Carmelo, sinal do quanto a oração pode ser missionária.

Hoje apontarei alguns aspectos da espiritualidade dessa tão grande Santa. Não sou especialista em Santa Teresinha, então citarei somente alguns pontos que sempre achei importantes em sua espiritualidade. Só que, obviamente, os escritos dela mesmo têm muito mais a contar que eu aqui no blog. ;)

- Devoção à Virgem Maria - Desde pequena, Teresinha tem um carinho todo especial à Nossa Senhora, principalmente desde a morte de sua mãe Zélia. Desde esse episódio, toma a Mãe dos Céus como sua verdadeira Mãe: "Sabemos muto bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que Rainha." Uma passagem marcante de sua vida é quando, doente, antes ainda de entrar no Carmelo, é curada ao ver uma imagem de Nossa Senhora das Vitórias sorrir para ela. A figura da "Virgem do Sorriso" acompanharia toda sua vida, assim como a alegria em todas as suas atribulações e doenças.

- Confiança em Deus - Santa Teresinha falava que era como um brinquedo nas mãos do Menino Jesus: nos momentos em que tudo ia bem, o Menino estava brincando com aquele brinquedo; quando tudo ia mal em sua vida, era como se Jesus tivesse adormecido e largado o brinquedo em um canto qualquer. Mas para Teresinha, o importante era que o Menino ia sempre acordar e brincar com ela de novo!

- Escuta da Palavra de Deus - "Só tenho de olhar o Santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr..." Ela, que sempre quis seguir a Cristo, nos meios das maiores dificuldades não deixou de lançar seus olhos à Palavra. Os princípios ali contidos fazem com que se tornem para ela em um caminho a seguir, em um projeto a realizar, em uma missão a cumprir. Não é à toa que Santa Teresinha tornou-se Padroeira das Missões.

- Padroeira das Missões - Teresinha, desde o claustro, reza pelos sacerdotes. Ela gostaria de ter todas as vocações: apóstolo, profeta, mártir... somente pelo amor a Deus! "No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o Amor!" Quantas vezes pensamos, ou ouvimos pessoas desavisadas por aí, que acham que o Carmelo é para pessoas que ficam paradas, que "não fazem nada além rezar"... Qual será o real sentido do Carmelo se não a oração pelos necessitados, a oração pelos sacerdotes, a oração missionária?

Existem muitos outros aspectos na doutrina espiritual dessa Doutora da Igreja que poderiam ser apontados aqui, mas faltaria espaço!

Que Santa Teresinha, cumprindo sua promessa de passar o seu céu fazendo o bem sobre a terra, nos cumule com sua chuva de rosas!

Nenhum comentário: