domingo, 28 de setembro de 2008

Santa Teresinha

J.M. + J.T.

Olá pessoal!

Dia 1º de outubro, quarta-feira, é a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Monja Carmelita e Doutora da Igreja. Certamente é uma grande festa para nós carmelitas. E para não passar em branco, nós aqui do blog resolvemos fazer uma espécie de tríduo. De hoje até quarta vamos comentar alguns pontos importantes da vida e doutrina dela. Hoje eu vou falar um pouco da vida dela, amanhã vamos comentar sobre a busca incessante dela pelas virtudes, e terça sobre a sua espiritualidade, o caminho da infância espiritual. Claro que o dia da festa dela não vai passar em branco, e já estamos preparando algumas coisas também.

Maria Francisca Teresa Martin nasceu no ano de 1873, na cidade de Alençon, na França. Desde pequena, sempre foi muito apegada à família. Seus pais eram muito religiosos, e sempre lhe deram uma educação muito cristã. Sua mãe morreu quando ela era ainda muito pequena, e por isso ela se apegou fortemente a uma das irmãs, a quem chamava carinhosamente de mãezinha.

Ainda adolescente, Teresinha decidiu entrar para o mosteiro carmelita de Lisieux, onde já havia algumas irmãs dela. Como era muito nova, com apenas 15 anos, precisou pedir autorização para o Bispo. Com a negativa deste, Teresinha aproveitou uma excursão da família pela Europa, passando pelo Vaticano, para pedir a autorização ao Papa. O Papa mandou que se fizesse como os superiores locais mandassem. Estes se comoveram profundamente com a determinação e a coragem de uma menina tão nova, e acabaram cedendo.

No Carmelo, Teresa decidiu seguir o caminho da humildade e das coisas pequenas. Fazia pequenos gestos de caridade para suas irmãs, como dobrar suas capas após as orações, arrumar os breviários, e etc. Em tudo encontrava pequenas formas de agradar a Deus. Deixou alguns textos escritos, dentre os quais se destacam a História de uma Alma, autobiografia escrita em três partes. Nesse importante livro, Teresinha expõe sua doutrina e mostra grande profundade na vida espiritual.

Teresinha morreu muito jovem, em 1897, com apenas 24 anos de idade. Havia prometido passar o céu fazendo o bem sobre a Terra, e isso rapidamente se concretizou. A devoção e os milagres de Santa Teresinha se espalharam por todo o mundo, e hoje ela é certamente uma das santas de maior devoção entre o povo.

Para quem quiser conhecer mais, sugiro a leitura da História de uma Alma. Esse texto é de fácil leitura, apesar da profundidade, sendo que grande parte foi escrito com ela ainda muito jovem. Teresinha escreve usando figuras de linguagem muito simples, o que torna a leitura agradável. Também existe um filme, chamado "Therèse", uma grande produção que retrata fielmente os principais momentos da vida dela.


Um grande abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal.

Aqui em POA, no grupo Amigos na Fé, estamos nos preparando para o Senequita 2008, que terá como tema Sta. terezinha. Assistimos neste sábado o filme citado no texto e nas próximas semanas continuaremos a nossa formação sobre a vida dela.
Grande abraço!
Bernardo

Luis Ricardo Tusnski disse...

Que legal, Bernardo. O filme é uma reprodução bem fiel do livro, pelo menos se não me falha a memória. Faz algum tempo que li a História de uma Alma, mas no filme encontrei os momentos mais importantes do livro retratados. É uma boa preparação para o Senequita.

Abraço!